Scracth Jr – Tutorial de Interface

Através da seguinte ilustração poderá perceber quais as funcionalidades dos diversos ícones:



1-Salvar o Projeto –Serve para guardar o projeto e voltar para o menu inicial
2-Palco Principal - É aqui onde poderá criar/personalizar a sua história
3-Modo de Apresentação – Aqui pode ver o palco em full screen
4-Ver Grelha – Apresenta uma grelha no projeto para ajudar organizar/alinhar o seu espaço
5-Alterar Background – Serve para criar/adicionar/personalizar a imagem de fundo
6-Adicionar Texto – Permite adicionar texto e personalizar o seu tamanho
7-Repor Personagens – Ordena as personagens de acordo com a sua posição inicial
8-Bandeira de Início – Inicia todas as animações programadas no programa
9-Cenários – Apresenta o cenário selecionado através do contorno cor de laranja e permite adicionar novo recorrendo à miniatura inferir com o símbolo +
10-Guardar – Permite guardar o projeto e alterar o nome do mesmo
11-Fazer e Refazer – Permite anular ou repor uma ação indesejada
12-Script de blocos – Através do encadeamento de vários blocos irá construir um script/evento que irá animar as suas personagens
13-Área de Programação – Nesta área poderá criar os eventos/scripts referidos anteriormente
14-Blocos disponíveis – Aqui poderá visualizar os vários blocos disponíveis de acordo com a sua categoria
15-Categorias de Blocos – Existem 6 tipo de categorias ou blocos agrupados em cores e funcionalidades
16-Área de personagens – Nesta área poderá adicionar/remover/selecionar as personagens intervenientes no seu cenário

Scracth Jr – Editor de Personagens/Cenários

Através do editor de imagem do Scratch Jr podemos personalizar cenários ou imagens recorrendo aos seguintes ícones:



1-Desfazer – Remove a última ação do utilizador
2-Refazer – Repõe a ação desfeita pelo utilizador
3-Formas Geométricas – Permite inserir linhas, triângulos, círculos e retângulos
4-Nome da Personagem – Permite adicionar/alterar o nome da personagem
5-Cortar – Permite cortar uma pequena parte ou a totalidade de personagens ou formas geométrica
6-Duplicar – Permite criar uma cópia de personagens e/ou formas geométricas
7-Rodar – Permite rodar personagens e/ou formas geométrica a 360º Graus
8-Arrastar – Permite arrastar uma personagem para a localização pretendida
9-Guardar – Guarda as alterações efetuadas e fecha o editor
10-Preenchimento – Permite alterar a cor de uma determinada área de uma personagem ou forma geométrica.
11-Câmara fotográfica – Permite adicionar uma foto isolada ou inseri-la dentro de uma personagem ou forma geométrica
12-Palete de Cores – Área com as diversas cores disponíveis para editar formas geométricas, personagens e cenários
13-Espessura da linha – Permite personalizar a espessura de um contorno

Scracth Jr – Lista de Blocos e respetivas categorias

O Scratch Jr dispõe de um total de 28 blocos agrupados de acordo com as cores: Amarelo, Azul, Roxo, Verde, Cor de Laranja e Vermelho, com as respetivas funcionalidades que abordaremos de seguida.
Blocos de Ativação
Bandeira Verde Bloco de Start
- Inicia uma ação/script quando este ícone é tocado

Bandeira Verde Bloco de Start ao Toque
- Inicia uma ação/script quando a personagem, associada a este bloco, é tocada

Bandeira Verde Bloco de Start com Colisão
- Inicia a ação/script quando a personagem, associada a este bloco, colide com outra

Bandeira Verde Bloco de envio de Mensagem
- Envia uma ação/script a uma personagem associada a um bloco semelhante a este, porém com o ícone de envelope aberto (bloco de recepção terá de ter a mesma cor)

Bandeira Verde Bloco de recepção de Mensagem
- A personagem associada a este bloco irá ativar uma ação/script configurada no bloco anterior (bloco de envio de mensagem)
Blocos de Movimento
Bandeira Verde Bloco de Movimento à Direita
- Movimenta uma personagem para o lado direito, de acordo com o número de espaços configurados.
Bandeira Verde Bloco de Movimento à Esquerda
- Movimenta uma personagem para o lado esquerdo, de acordo com o número de espaços configurados.
Bandeira Verde Bloco de Movimento para Cima
- Movimenta uma personagem para cima, de acordo com o número de espaços configurados.
Bandeira Verde Bloco de Movimento para Baixo
- Movimenta uma personagem para baixo, de acordo com o número de espaços configurados.
Bandeira Verde Bloco de Rotação à Direita
- Faz a rotação de uma personagem no sentido dos ponteiros do relógio, numa escala de 0 a 12.
Bandeira Verde Bloco de Rotação à Esquerda
- Faz a rotação de uma personagem no sentido inverso ao dos ponteiros do relógio, numa escala de 0 a 12.
Bandeira Verde Bloco de Salto
- Faz com que a personagem efetue um salto, de acordo com o número de espaços configurados.
Bandeira Verde Bloco para Voltar ao Início
- Faz com que a personagem volte à sua posição inicial.
Blocos de Atenção
Bandeira Verde Bloco de Diálogo
- Faz com que a personagem apresente uma mensagem textual previamente configurada
Bandeira Verde Bloco de Crescimento
- Faz com que a personagem aumente, de acordo com o número de espaços configurados
Bandeira Verde Bloco de Encolhimento
- Faz com que a personagem encolha, de acordo com o número de espaços configurados
Bandeira Verde Bloco de Reposição de Tamanho
- Faz com que a personagem retorne ao seu tamanho original
Bandeira Verde Bloco de Ocultação
- Faz com que a personagem fique oculta
Bandeira Verde Bloco de Aparecimento
- Faz com que a personagem, configurada previamente como oculta, volte a surgir
Blocos de Som
Bandeira Verde Bloco de Som Automático
- Faz com que a personagem emita um som do sistema
Bandeira Verde Bloco de Som Gravado
- Faz com que a personagem emita um som gravado pelo utilizador
Blocos de Controlo
Bandeira Verde Bloco de Espera
- Pausa uma ação/script de acordo com o valor, em segundos, configurado pelo utilizador
Bandeira Verde Bloco de STOP
- Pára todas as ações/scripts do Scratch Jr
Bandeira Verde Bloco de Velocidade
- Configura a velocidade de uma personagem (lento, normal e rápido)
Bandeira Verde Bloco de Repetição
- Efetua vários loops/repetições, de acordo com o valor configurado a todos os blocos que se encontrem dentro deste.
Blocos de Finalização
Bandeira Verde Bloco de Repetição
- Indica o fim de uma ação/script.
Bandeira Verde Bloco de Repetição Infinita
- Repete uma ação/script de forma infinita.
Bandeira Verde Bloco de Alteração de Página
- Movimenta o utilizador para o cenário definido pelo mesmo