FORMAÇÃO

GAMIFICATION

Todos os módulos estão organizados de acordo com a evolução associada à aquisição de competências e conhecimentos ao longo do programa letivo, sendo a transição para o módulo seguinte sempre precedida do sucesso no módulo anterior. A evolução da criança e respetiva passagem ao módulo seguinte será avaliada com base numa análise qualitativa, através da observação e acompanhamento por parte do formador, bem com numa análise quantitativa, através de um teste quiz com os tópicos de cada módulo.

A evolução da criança é registada e destacada mediante o conceito de gamification, ou seja, sempre que a criança atinja um novo nível, conquista uma nova graduação de acordo com a seguinte hierárquica :

As crianças podem ainda conquistar graduações especiais, de acordo com o seu desempenho no decorrer das atividades e desafios como, por exemplo:

PROGRAMA CURRICULAR

MÓDULO INICIAL
Neste módulo os alunos vão ter oportunidade de adquirir conhecimentos e iniciar os conteúdos básicos de algoritmia através da exploração do Scratch. Através deste programa (Scratch) é possível criar sequências de código para diversos dispositivos (drones, robots, entre outros), mediante a montagem de blocos já definidos. Para movimentar estes dispositivos necessita apenas de aprender a encaixar os blocos na sequência correta de modo a criar os códigos executáveis.

  • Módulo BÁSICO 1 – PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
  • Este módulo tem como intuito ensinar às crianças os procedimentos básicos da programação, através do desenvolvimento e estímulo das capacidades de resolução de problemas e persistência na execução de tarefas difíceis. É promovida também a sociabilização e colaboração com os colegas, espírito de entreajuda e trabalho em equipa. No final do módulo, os alunos estão aptos para criar o seu próprio jogo e partilhar com outras pessoas (familiares, amigos, professores, entre outros).

  • Módulo BÁSICO 2 – PROGRAMAÇÃO DE ROBOTS
  • Este módulo contempla uma abordagem inicial a conceitos de matemática, aplicados à movimentação do robot como, por exemplo, somas de distâncias, movimentos geométricos, rotação de ângulos, tempos e variáveis. A análise de problemas e o desenvolvimento de algoritmos básicos para a resolução dos mesmos serão as principais componentes a trabalhar neste módulo.

  • Módulo BÁSICO 3 – PROGRAMAÇÃO DE DRONES
  • Neste módulo, de cariz mais avançado, os estudantes terão como principal objetivo o desenvolvimento de soluções adequadas a diversos contextos. Terão de agir e raciocinar de forma rápida, perante a simulação em ambientes desconhecidos e com pouca possibilidade para falhas. O aluno terá a oportunidade de programar drones, de acordo com trajetos previamente definidos, recorrendo a conceitos de física e a variáveis como Altitude, Velocidade, Rotação e Inclinação, tudo isto associado a uma dimensão espacial de posicionamento numa escala tridimensional X, Y e Z.
    MÓDULO INTERMÉDIO
    Numa fase mais evoluída deste programa, as crianças continuarão com uma aprendizagem e abordagem inicial em Scratch, no entanto, já serão introduzidas novas linguagens de programação, nomeadamente, phyton e c/c++.

  • Módulo INTERMÉDIO 1 – PROGRAMAÇÃO DE ARDUINO
  • Neste módulo, os alunos irão aprender e explorar imensas funcionalidades, presentes e adaptadas à vida real, como programar um módulo de leds a acender e desligar de forma sincronizada, programar um cubo 3D repleto de leds, criar padrões, ou mesmo a programação de um sistema de semáforos, etc. Neste modulo é dada, além da programação, uma introdução inicial a fundamentos práticos de eletrónica.

  • Módulo INTERMÉDIO 2 – PROGRAMAÇÃO DE IMPRESSORAS 3D
  • Imaginar, Desenhar e Criar… são os pilares do raciocínio e os procedimentos mentais abordados neste módulo. A criança terá a oportunidade de pesquisar, imaginar e recriar um objeto na sua mente. Posteriormente terá de o desenhar no papel e reproduzir o mesmo no computador, através de modelação 3D básica recorrendo a formas primárias (polígonos elementares) e, de seguida, efetuar a sua edição na impressora 3D, analisando os resultados de forma critica e construtiva.

  • Módulo INTERMÉDIO 3 – LABORATÓRIO DE ELETRÓNICA
  • Neste módulo, os alunos terão oportunidade de associar conhecimentos de programação e hardware integrados com objetos 3D, através dos conteúdos assimilados nos módulos anteriores. Poderão criar e programar um mini alarme com sensor de movimento, um sistema de controlo de temperatura ambiental ou mesmo converter o hardware arduíno numa consola repleta de mini jogos. A criatividade é o limite e nós estamos cá para a conduzir ao extremo.
    MÓDULO AVANÇADO
    Esta secção avançada será exclusivamente dedicada a linguagens web e produção de conteúdos inteiramente digitais, a destacar, o desenvolvimento de páginas web, aplicações móveis e software, através das linguagens html/css/javascript, php e mysql.

  • Módulo AVANÇADO 1 – PROGRAMAÇÃO WEB
  • Neste módulo serão abordados os tópicos principais de programação web, onde os alunos, de forma sequencial, terão a oportunidade de lidar com linguagens de programação simples mas extremamente versáteis e amplamente aplicadas a contextos reais. O desenvolvimento de uma página web, totalmente responsiva, com formulários e mapas dinâmicos será um dos desafios propostos e das metas alcançar.

  • Módulo AVANÇADO 2 – PROGRAMAÇÃO MOBILE
  • Dado o emergente crescimento desta tecnologia móvel e, através das bases adquiridas no módulo anterior, o aluno terá a possibilidade de desenvolver uma aplicação móvel híbrida de forma prática e intuitiva. O aluno poderá também desenvolver os seus próprios jogos adaptados a qualquer plataforma móvel (android, ios e windows).

  • Módulo AVANÇADO 3 – PROGRAMAÇÃO SOFTWARE
  • Neste módulo final, o aluno terá livre arbítrio para a escolha do seu projeto final. Pretende-se que desenvolva um sistema completo e que integre o maior número de tópicos assimilados durante os módulos anteriores. O aluno poderá, por exemplo, desenvolver um sistema de geolocalização móvel, um programa de gestão de stocks (livraria, armazéns) ou mesmo um sistema de controlo de entrada e saída de pessoas através de QrCode. As possibilidades são infinitas e a imaginação ditará o limite.