ACADEMIA

SOBRE A ACADEMIA

A Academia Programar a Brincar Júnior nasceu de um sonho… E a este sonho juntaram-se todos que acreditaram no mesmo… os alunos, que encaram os desafios de forma dinâmica e destemida… os professores, que entenderam e abraçaram desde logo a nossa filosofia de vanguarda… e os nossos parceiros – pedagógicos, empresariais e sociais – que confiaram na dimensão do nosso projeto. Todos juntos contribuímos para melhorar a formação destas crianças e o seu futuro profissional. Através deste modelo recente e cativante os alunos podem usufruir de uma abordagem inovadora na programação de diversos dispositivos eletrónicos e digitais, associados a desafios complexos que estimulam o raciocínio lógico-dedutivo. Esta Academia é inspirada numa filosofia crescente à escala global e incentivada por empresas de renome como, por exemplo, Google, Microsoft, Facebook, Twitter e, também por figuras de renome internacional, a destacar Obama, Bill Gates, Mark Zuckemberg, Steve Jobs, entre outros.

A NOSSA MISSÃO? Oferecer aos mais novos competências para construírem um futuro de excelência num mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, a destacar:

  • Melhorar a preparação das crianças para encararem de forma mais positiva as disciplinas temidas pela maioria dos estudantes, como Matemática e Engenharias e desenvolvimento do raciocínio crítico;
  • Dar os primeiros passos num modelo de ensino internacionalmente reconhecido e implementado no currículo nacional, no Reino Unido e países nórdicos, já desde o ensino básico;
  • Incentivar jovens a enveredarem por cursos de carácter tecnológico, uma área com grande falta de profissionais e com taxas de empregabilidade de 100%.
  • SOBRE O RESPONSÁVEL

    Jorge Brandão é um profissional da área das TIC, com mais de 15 anos de experiência profissional. Ao longo destes anos exerceu funções de programador, docente, formador e investigador. Considera-se um jovem inovador e proativo. Admira mentes abertas e espíritos visionários que saibam pensar e agir de forma crítica e criativa.
    É Licenciado em Tecnologias da Informação e da Comunicação e Mestre em Ensino de Informática com habilitação profissional para a docência – pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente frequenta o doutoramento em Engenharia Eletrónica e Computadores na Faculdade de Engenharia - Universidade do Minho.
    Ao longo do seu percurso, tem provas dadas da sua capacidade de liderança, espírito de trabalho em equipa e da uma enorme ambição na procura de desafios e finalização de soluções.
    As suas áreas de investigação são as tecnologias web, móveis e jogos sérios como promotoras/facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem de crianças e, ainda, tecnologias de apoio para crianças com necessidades educativas especiais. É também formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) na área C15 - Tecnologias Educativas/Informática/Aplicação da informática, tendo já desenvolvido várias formações nestas áreas.
    Conta ainda com dezenas de artigos publicados em revistas com factor de impacto, diversas participações em conferências e 2 capítulos de livros publicados internacionalmente.
    O Curriculum Vitae pode ser consultado aqui.