Criança a Programar
APPS PARA CRIANÇAS APRENDEREM A PROGRAMAR
25 Outubro, 2015
Jogo King Kong – Criado por aluno da Academia Programar a Brincar
26 Fevereiro, 2016

Jogos que ajudam a adquirir os conceitos de programação.

academia programacao braga

A programação é atualmente um negócio emergente. Pelo mundo fora cerca de 36 milhões de crianças participaram na plataforma”Hour of code” onde durante 1 hora podem aprender a programar através de atividades que ajudam os participantes a tornarem-se usuários mais ativos.

Mesmo que os seus filhos não se tornem profissionais desta área, um conhecimento básico de conceitos de programação melhora a competência para a resolução de problemas na sua vida futura. O Presidente da Microsoft, Bill Gates diz que: “Aprender a programar exercita o raciocínio e ajuda a pensar melhor, cria uma maneira de pensar sobre as coisas que é útil em todos os domínios.” Não só a Matemática tornar-se-á mais fácil de aprender mas também a capacidade de encarar novos desafios será facilitada.

Plataformas como “Scratch” e “Alice” estimulam as crianças e adultos a criar os seus próprios jogos e animações utilizando métodos de programação simples. No entanto nem todas as crianças se interessam imediatamente por programação por isso selecionámos alguns jogos que de uma forma lúdica e divertida ensinam a sua criança a programar. Durante as próximas semanas esteja atento às notícias nesta página onde apresentaremos alguns destes jogos.

Hoje conheça o Lightbot e Lightbot Jr.

O Lightbot Jr. é indicado para crianças dos 4 aos 8 anos e a partir dos 9 anos poderão passar para o Lightbot.

Lightbot é um jogo de programação de Danny Yaroslavski, um estudante universitário canadiano que muitas escolas usam para ajudar a ensinar conceitos básicos de programação.

É um jogo de raciocínio lógico que foi especialmente desenhado para ajudar quem joga a desenvolver lógica de programação. Em cada fase, o objetivo é fazer com que o pequeno robot chamado Lightbot alcance o quadrado azul e acenda a sua luz. O objetivo é acendê-las todas programando o robot para saltar, andar, virar à esquerda e à direita, etc. passando pelas várias fases do jogo, umas mais fáceis que outras. Uma tarefa que parece simples, acender todos os quadrados azuis pode tornar-se complicada, assim é a programação.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *